quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Não estou mancando mais!!!

Trovão é um pitbull de 3 anos de idade, manso, morador de Itacoatiara, de aspecto sadio, físico atleta, daqueles cães que todos chegam perto, põem a mão e acariciam. Seu dono, Bruno, um rapaz de 17 anos, sarado, bronzeado de praia é um garotão namorador que se auto afirma na companhia de Trovão. Muitas menininhas se aproximavam dele, puxavam assunto e se divertiam com os carinhos e as lambidas do amigo canino.

Certo dia, Bruno liberou Trovão da coleira, pois sua mansidão assim o permitia. Eis que de repente, ele saiu em disparada, não obedecendo aos comandos de Bruno. Avistou um gato e não se conteve, partiu para dentro, escalou muros, subiu em pedras para atingir seu intento. O gato conseguiu se livrar da perseguição, mas Trovão retornou de sua caçada com o membro posterior esquerdo suspenso, mancava e sentia muita dor. Levado ao veterinário mais próximo, foi examinado. O veterinário não encontrou nada de significativo no exame clínico realizado, receitou analgésico e antiinflamatório. Trovão melhorou, mas continuou claudicando e pisando com instabilidade na patinha esquerda. Duas semanas após, outra visita ao veterinário. Este examinou Trovão e dirigindo-se ao seu cliente Bruno, disse:

- Meu amigo, vou encaminhá-lo a um ortopedista, pois, só ele será capaz de dar um diagnóstico correto do que houve com a pata do seu animal. Bruno ficou surpreso e exclamou:

- Mas Doutor, existe ortopedista para cachorro?

- Claro que existe!

Trovão foi encaminhado ao veterinário ortopedista que, após ouvir todo histórico de Bruno, procedeu aos exames necessários.

- É meu caro! - disse o ortopedista:

- Trovão teve ruptura do ligamento cruzado cranial (LCC). Será preciso operá-lo, do contrário ele irá desenvolver uma artrose severa no futuro por conta desta ruptura e a consequente instabilidade do joelho. Foram feitos os exames de rotina para o pré-operatório. O anestesista foi contactado e Trovão teve o joelho operado dias após a consulta com o ortopedista. O pós-operatório foi ótimo! Dois meses depois lá estava o pitbull passeando por Itacoatiara e Bruno todo feliz ao ver as menininhas se aproximarem novamente dele e de Trovão.

Esta história foi verídica, somente substituímos os nomes dos personagens para preservar suas identidades. Qualquer semelhança com os nomes ou história parecida será mera coincidência.

Um comentário: